Foto: Foto: Marco Favero/Agencia RBS Marco
Há exatamente um ano atrás o Brasil e o mundo acordava com a pior das noticias, o avião que levava a delegação da Chapecoense, para Medelin na Colômbia - onde o time enfrentaria o Atlético Nacional, o primeiro jogo da final da Copa Sul-americana, caiu! E 71 pessoas morreram e 6 sobreviveram. Naquele momento um pouco de nós se foi com eles, pois, quem respira esse esporte ficou sem ar.
Foto: Raul Arboleta/APF
Era o momento deles, mas que foi interrompido, o futebol é um esporte grande não se limita apenas em quatro linhas, ou até mesmo aqui nesse plano, ele pode sim ser decidido em outra dimensão. Ficamos bravos quando nossos times perdem, mas ficamos sem saber o que fazer quando perdemos um time, mesmo que não seja nosso, mas que naquele dia passou a ser.
Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP
A vida é a arte de recomeçar, de construir, desconstruir, de virar a página, de subi degraus e descer se for necessário, é seguir em frente e olhando para trás, porque no atrás está todos que fizeram parte dessa grande história. Relembre a trajetória da Chapecoense na busca do seu recomeço:
CAMPEÃO CATARINENSE
Pelo fato da Chapecoense ter perdido praticamente o seu time inteiro naquele fatitico acidente, alguns clubes emprestaram seus jogadores para que a Chape pudesse continuar. E exatamente 5 meses após a tragédia, eles levantaram sua primeira taça.
Conquistaram o bicampeonato do campeonato Catarinense e o sexto de sua história. A Chapecoense ainda continua, com a força que vem la de cima, claro!
Foto: Foto: Marco Favero/Agencia RBS Marco
LIBERTADORES
Com a tragédia, não foi possível realizar a final da Copa Sul-americana, em um ato de solidariedade o Atlético Nacional pediu a Conmenbol que entregasse a taça para a Chapecoense. Então, a Chapecoense Futebol Clube foi declarada campeã da Copa Sul-americana 2016. Com isso eles tiveram a chance de participar da libertadores em 2017.Havia muitas expectativas em relação a participação de outra competição internacional, o time tinha sonhos grandes de quem sabe se consagrar campeão da Libertadores, apoio não faltou, porém, por um erro sabe-se lá de quem, a equipe foi “expulsa” da competição, devido ao fato da escalaçao irregular do zagueiro Luiz Otávio. E o sonho foi adiado.
Foto: AFP/JUAN BARRETO
CAMPEONATO BRASILEIRO
Os clubes brasileiros pediram para a CBF que a Chapecoense fosse imunizada e não caíssem durante três anos, por exemplo, se o time terminasse a competição na zona de rebaixamento eles não iriam para a segunda divisão. Mesmo assim a equipe de Santa Catarina não aceitou esse pedição e disseram que disputaria o Campeonato Brasileiro como sempre disputaram.
A apreensão era grande, pois, o campeonato brasileiro é longo e requer muita regularidade para permanecer na primeira divisão. Mas quem ousa duvidar da Chapecoense? Depois de tudo que passaram ainda conseguiram garantir a sua permanência e fazer a melhor companha de toda a sua história, e além disso, estão lutando pela libertadores.
Hoje eles ocupam a 9ª colocação, com 51 pontos somados e á frente de equipes tradicionais, por exemplo: São Paulo e Fluminense.
Foto: Sirli Freitas/Chapecoense
A capacidade que esse time tem de se reinventar é impressionante, poderia ficar aqui por tempos escrevendo sobre eles que mesmo assim não seria suficiente. Aos que foram desejamos paz, aos que ficaram desejamos sorte e daqui seguimos com o lema: Vamos, Vamos, Chape!
Por: Carla Sobrinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário