sábado, 20 de maio de 2017

A HISTÓRIA DO BRASILEIRÃO

Atual taça do campeonato Brasileiro Chevrolet

Você sabe porque os times da Cidade de São Paulo e Rio Janeiro tem mais títulos no Campeonato Brasileiro  em comparação com os times de outros estados? Confira essa e outras curiosidades sobre o Brasileirão abaixo.

Antes de se chamar brasileirão, o campeonato mais popular competido aqui no Brasil passou por diversas mudanças, até chegar ao que conhecemos hoje.

  Taça Brasil: Na época o Brasil ainda não tinha um campeonato para decidir o melhor time do país no ano. Existia apenas campeonatos estaduais para competir. Então em 1959 a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) criou a Taça Brasil. A competição durou 9 anos, de 1959 a 1968. A Taça Brasil era disputada por times campeões estaduais, com fases de mata-mata e os grupos eram formados de acordo com a região de cada Clube,  Isso porque, na época o Brasil precisava economizar. Iria sair muito caro para os times que tem seus Estados um longe do outro duelarem. Uma curiosidade é que as equipes de São Paulo e Rio Janeiro que participasse da Taça Brasil disputava o campeonato já nas fases mais avançadas. O mesmo direito era concedido para o campeão anterior da competição. 

Troféu Taça Brasil, este troféu foi criado pela Confederação Brasileira de Desportos em 1964, substituindo o antigo, sendo um oferecimento da Confederação Brasileira de Desportos.



Taça Roberto Gomes Pedrosa: Mais conhecido como Robertão, o torneio foi substituído em homenagem ao goleiro Pedrosa do São Paulo FC, em 1967. O jogador também foi goleiro da seleção brasileira e morreu em 1954 quando era Presidente da CBD (CBF ATUALMENTE). O campeonato agora estava mais moderno, com mais times envolvidos, os melhores jogadores, com uma economia melhor do país e dos times.

O torneio foi disputado por cinco times do Estado do Rio de Janeiro, cinco de São Paulo, dois do Rio Grande do Sul, dois de Minas Gerais e um do Paraná. Os times eram divididos em dois grupos, grupo A e grupo B, porém todos se enfrentavam em turno único.

As duas melhores equipes de cada chave se enfrentavam com dois jogos de ida e volta e quem fizesse mais ponto era o campeão.



Roberto Gomes Pedrosa é o primeiro jogador da esquerda, goleiro do São Paulo FC
Taça Roberto Gomes Pedrosa/ Taça Brasil
Roberto Gomes Pedrosa, ex Presidente da CBF 1954

 Taça de Prata: No ano de 1970 o campeonato mudou mais uma vez de nome e passou a se chamar Taça de Prata. O torneio abriu oportunidades para os times nordestinos. Seu único campeão foi o Fluminense, pois no ano seguinte a competição mudou novamente de nome.

Campeonato Brasileiro:
No início foi complicado estabilizar uma regra fixa para o campeonato, muitas pessoas não entendiam e apelidavam ele de muitos nomes. O torneio foi confuso. Se modificava de tempos em tempos, onde variou de 16 até 96 times competindo. O primeiro time a ganhar o Campeonato Brasileiro foi o Atlético-MG

Veja abaixo os nomes que deram ao brasileirão a partir de 1971



         




E finalmente parou por aí, Campeonato Brasileiro, apelidado como brasileirão.
No ano de 2003 a competição foi disputada por pontos corridos, ou seja, o time que fizesse mais ponto ate o fim do torneio era o campeão. Essa disputa é válida ate hoje.



Veja os times que venceram o Campeonato, desde a Taça Brasil até o Campeonato Brasileiro.




Veja abaixo algumas curiosidades sobre o campeonato Brasileiro.

Maior publico do campeonato Brasileiro:

Flamengo 3 x 0 Santos, com  155.523 pessoas no estádio do Maracanã RJ, em 1983.

Menor público: Juventude 2 x 1 Portuguesa - 1997 - 55 pagantes

OBS: não achamos uma foto do estádio

Maior estádio do campeonato brasileiro:

Estádio do Maracanã, RJ. Com capacidade atual de 78.838 pessoas.
Jogadores:


Rogério Ceni, o goleiro artilheiro e ídolo da torcida do São Paulo é o jogador e goleiro que mais atuou no campeonato brasileiro com 575 partidas.

Roberto Dinamite é o jogador que mais marcou gols no campeonato brasileiro (190) com 330 partidas.
O atual modelo do  Campeonato Brasileiro é formado por quatro séries, A, B, C e D. A série A é a mais  disputada, onde os melhores times do Brasil disputam. Porém, já aconteceu de times popularmente conhecidos e ricos caírem para a segunda divisão. Até mesmo para a divisão C.

Para um time brasileiro competir a Libertadores através do campeonato brasileiro ele precisa ficar ate os seis primeiros colocados na tabela, ou seja g6. Caso uma equipe brasileira vença a Copa do Brasil ou a Sul-Americana e essas equipes esteja entre os 6 primeiros da tabela, ai o brasileirão pode ter ate 8 times na libertadores.

Um time só cai para outra Divisão quando ele fica entre os quatros últimos times.

Times grandes que já caíram:



No ano de 96 o Fluminense caiu pela primeira vez, entretanto foi foi mantido na primeira divisão por problemas da arbitragem, mas em 97 caiu novamente e dessa vez não teve com o que reclamar. No ano de 98 caiu para a série C. Em 99 venceu o campeonato Brasileiro serie C e em 2000 por algum motivo o Clube  disputou a Copa João Havelange (Campeonato Brasileiro). No ano de 2013 foi novamente rebaixado, porém conseguiu mais uma vez fazer uma reviravolta com um b.o ao jogador da Portuguesa e permaneceu na série A.
Ou seja, já caiu quatro vezes e por algum motivo o time conseguiu vencer na ''justiça'' e permanecer ao topo. ($)

Times grandes que nunca caíram:


Último time a vencer o campeonato Brasileiro:

Palmeiras campeão Brasileiro 2016


Loucas por FutZoeira

Um comentário:

SÃO PAULO COMEMORA SEUS 88 ANOS E É CAMPEÃO DA COPINHA PELA 4° VEZ

É DIA DE COMEMORAR EM DOBRO.. A equipe tricolor paulista venceu pela quarta vez o titulo da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019....