sexta-feira, 8 de junho de 2018

"Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto da Nossa Senhora Aparecida"

Sediado na Suécia, a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de 1958 ocorreu de 10 de junho ate 29 de junho de 1958 com suas partidas sendo realizadas nas cidades de Borås, Eskilstuna, Gotemburgo, Halmstad, Helsingborg, Malmö, Norrköping, Örebro, Sandviken, Solna, Uddevalla e Västerås. A competição contava com 16 seleções nacionais qualificadas, sendo 12 delas europeias e 4 americanas. 

Copa do Mundo FIFA de 1958.jpg
(Cartaz promocional da Copa do Mundo Fifa de 1958
Imagem: Google Fotos)

 Eliminatórias 

Irlanda do Norte, País de Gales e União Soviética eram as seleções que faziam sua primeira participação na competição. A Alemanha se apresentava a disputada com uma seleção quase igual àquela campeã em 1954.
 Devido à Revolução Húngara, a Hungria, que na copa passada havia se destacado, perdeu grande parte de seus jogadores e vinha com uma equipe mais fraca. A União Soviética tinha um grande favoritismo pelo fato de ter sido Campeã das Olimpíadas de 1956.
 A Inglaterra, que contava com uma equipe forte, sofreu uma grande e terrível perda com o desastre aéreo de Munique.

A Copa do Mundo de 1958 viu a primeira classificação da União Soviética, além de ver todas as nações constituintes do Reino Unido se classificar, e ainda os norte-irlandeses ter conseguido eliminar a Bicampeã em 1934 e 1938 Itália, pela primeira e única vez na história da competição. O País de Gales, que terminou em segundo atrás da Tchecoslováquia, jogou uma repescagem contra Israel, onde o mesmo venceu seu grupo sem ao menos jogar uma partida devido as desistências de Turquia, Indonésia e Sudão, Gales venceu a competição e se classificou.
 Depois disso a FIFA determinou que nenhuma equipe iria se classificar a Copa sem jogar ao menos uma partida pois muitos times nas copas anteriores se classificaram da desistência de outros.
 A eliminação do Bicampeão em 1930 e 1950 Uruguai,  foi uma surpresa para a América do Sul, os Los Charruas foi eliminado pelo Paraguai, após sofrer uma goleada por 5x0 em Assunção com três gols de Amarilla. 

A competição 

O formato da competição era quatro grupos com quatro equipes, e todos de enfrentavam pelo menos uma vez, e em caso de empate em números de pontos para o terceiro colocado, haveria um jogo desempate onde o vencedor seguiria adiante. Se o jogo ficasse empatado, o desempate então séria o saldo de gols dos jogos do grupo. E se mesmo assim houvesse igualdade, haveria um sorteio. Se os dois primeiros colocados da chave terminassem empatados, o saldo de gols seria utilizado para definir o primeiro e segundo lugar.
A Campeã em 1954 Alemanha Ocidental era dada como uma grande favorita, mas de 10 amistosos disputados, perdeu 7. Apesar de ter renovado com Uwe Seeler e KarlHeinz Schnellinger, a equipe era formada praticamente pela mesma que havia derrotado a Hungria na Final de Berna, contando com seu capitão Fritz Walter, que na época estava com 38 anos e em seu fim de carreira. 
Depois que foi derrotada na final de 1954, a Hungria se tornou uma forte candidata, mas a Revolução Húngara que ocorreu em 1965 fizeram com que seus principais jogadores (Ferenc Puskas, Sándor Kocsis e Zoltán Czibor) fugissem do país, e se refugiassem para os clubes os clubes da Espanha. Sendo assim, a Hungria iria disputar o título na Suécia com uma equipe que contava com a mistura de restantes de 1954 e acabará perdendo seu favoritismo.

 A União Soviética também entrava na lista dos grandes favoritos, após ganhar a medalha de ouro no Torneio de Futebol, nos jogos Olímpicos de Melbourne em 1956 e contando com todos da base que ganhara àquele torneio. 
A grande anfitriã Suécia, também era uma grande favorita, e contava com atletas experientes que atuavam na Série A Italiana, como Nils Liedholm, Agne Simonsson e outros.

 A Inglaterra tinha um bom time, mas após perder alguns atletas num desastre de avião em Munique, com jogadores do Manchester United e que era a base da seleção, o time veio enfraquecido e convocaram jogadores que jogaram em 1950, como o veterano Tom Finney. 

O Brasil chegava como forte candidato e tinha uma junção de jogadores experientes com novatos, mas tinha uma observação quanto ao emocional dos jogadores, quando expostos à pressão.

Primeira Fase 

Grupo 1

Posição Seleção P J V E D GP GC SG
1 Irlanda do Norte

5 4 2 1 1 6 6 6
2 Aleman ha Ocidenta l

4 3 1 2 0 7 5 +2
3 Tchecosl ováquia

3 4 1 1 2 9 6 +3
4 Argentin a 2 3 1 0 2 5 10 -5











A Alemanha se classificou em primeiro lugar, a Irlanda do Norte surpreendeu a todos se classificando em segundo após derrotar a Tchecoslováquia no jogo de desempate, a Argentina por sua vez foi goleada pela Tchecoslováquia por 6x1 e a chegada dos jogadores a Buenos Aires foi com uma chuva de pedras e moedas

Grupo 2

Posição Seleção P J V E D GP GC SG
1 França

4 3 2 2 0 11 7 +4
2  Iugoslávi a 

4 3 1 1 2 7 6 +1
3  Paraguai 

3 4 1 1 2 9 6 +3
4  Escócia  3 3 1 1 1 9 12 -3

A França se destacou no segundo grupo, o time aplicou uma goleada de 7x3 no Paraguai e venceu a Escócia por 2x1, após conseguir um bom saldo a derrota para para a Iugoslavia na segunda rodada não fez diferença. Os italianos se classificou em primeiro, e os Plavi- Azuis ficaram com a segunda colocação. 

Grupo 3


Posição Seleção
P


J V E D GP GC SG
1 Suécia 5 3 2 1 0 5 1 +4
2 País de Gales 5 4 1 3 0 4 3 +1
3 Hungria 3 4 1 1 2 7 5 +2
4 México 1 3 0 1 2 1 8 -7










A dona da casa Suécia, começou o primeiro jogo aplicando 3x0 no México e se classificou em primeiro lugar. O País de Gales ficou em segundo após ganhar por 2x1 a Hungria no jogo desempate. Vale lembrar que essa foi a única copa ate hoje que as quatro seleções britânicas participaram juntas, só a Inglaterra e a Escócia não se classificaram para as Quartas. 

Grupo 4


Posição Seleção
P


J V E D GP GC SG
1 Brasil 5 3 2 1 0 5 0 +5
2  União Soviética 5 4 2 1 1 5 4 +1
3  Inglaterr a 
  
3 4 0 3 1 4 5 -1
4  Áustria  1 3 0 1 2 2 7 -5

O Brasil estreou com o pé direito, com 3x0 na Áustria no primeiro jogo. Após o empate em 0x0 com a Inglaterra (Que foi o primeiro da história das copas), alguns jogadores se reuniram com Vicente Feola, treinador da seleção naquele ano e pediram a entrar de Garrincha e Pele no time. O resultado ? 2x0 Brasil contra a URSS, com uma brilhante atuação de Garrincha. A União Soviética ficou com o segundo lugar após vencer a Inglaterra por 1x0 no jogo desempate.

Segunda Fase


Chegando nas quartas de Final, o Brasil enfrentou a grande defesa do País de Gales e contou com uma grande partida de Pelé. Ele aplicou um "Chapéu" em seu marcador e girou de primeira fazendo o único gol da partida. A França enfrentou a Irlanda do Norte com uma grande atuação do jogador Just Fontaine, que marcou dois gols na vitória dos Blues por 4x0. Os donos da casa bateu os soviéticos por 2x0 e a partida entre os Germânicos e os Iugoslavos terminou em 1x0 para os alemães que também avançaram a semifinal. 

Semifinal

A Suécia derrotou a Alemanha Ocidental por 3x1 num jogo acirrado, o alemão Erich
Juskowiak foi expulso após uma falta violenta devido a provocações dos suecos no
Futebol Italiano. O capitão alemão Fritz Walter sofreu uma contusão que acabaria com
sua carreira após uma falta, como as substituições só puderam ser feitas após a Copa
de 1970, os Germânicos ficaram com dois jogadores a menos.
Um grande duelo acontecerá no outro jogo da semifinal, o Brasil com a melhor defesa
e a França com o melhor ataque. Com Pelé, Garrincha e Didi em um grande dia, o
Brasil fez um excelente jogo. Mesmo com os franceses saindo na frente, a grande
atuação do trio refletiu no resultado: 5x2 Brasil e estamos na Final.
Na disputa do terceiro lugar, a França bateu a Alemanha em um histórico 6x3 com
quatro gols de Just Fontaine, o mesmo terminou a copa com 13 gols e é ate hoje o

artilheiro com maior número de gols dentro de uma única Copa do Mundo.

A Grande Final


A final foi disputada no Estádio Råsunda entre Brasil e Suécia frente a um público de 50.000 pessoas. Após um sorteio para definir a camisa pois ambos os times tinha o 1° uniforme amarelo, o Brasil perde o sorteio e consequentemente joga de azul. "Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto da Nossa Senhora Aparecida" disse o dirigente da delegação Brasileira Paulo Machado de Carvalho. 

A Suécia saiu na frente com gol de Liedholm aos 4 minutos do primeiro tempo. Didi, uma das peças importantes para a seleção brasileira, pegou a bola e foi andando calmamente com ele debaixo dos braços. Vale lembrar que base daquele seleção era do Botafogo, que tinha aplicado uma goleada na Suécia e certamente não ia ser a Seleção que ia perder para eles. Uma partida digna de final que, mesmo com a derrota por 5x2 em casa e a perca do título, foi aplaudida de pé pela torcida Suécia, ao saudar Garrincha, Pelé, Vavá, Zito, Mazzola, Didi, Gilmar, Zagallo entre outros como campeões do Mundo. E assim o Brasil se consagrava-se pela primeira vez campeão Mundial de futebol. 


(Pelé, na final da Copa, driblando os jogadores suecos.
Imagem: Google Fotos)

Ficha do Jogo
Brasil



BRASIL:
G3Gilmar
LD4Djalma Santos
Z15Orlando
Z2Hideraldo Bellini Capitão
LE12Nílton Santos
M19Zito
M6Didi
A11Garrincha
A7Mário Zagallo
A20Vavá 
A10Pelé 
Treinador:
Brasil Vicente Feola


Suécia
SUÉCIA:

G
1Kalle Svensson
LD2Orvar Bergmark
Z6Sigge Parling
Z14Bengt Gustavsson
LE3Sven Axbom
V15Reino Börjesson
M8Gunnar Gren
M4Nils Liedholm Capitão
A7Kurt Hamrin
A11Lennart Skoglund
A9Agne Simonsson
Técnico:
Inglaterra George Raynor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÃO PAULO COMEMORA SEUS 88 ANOS E É CAMPEÃO DA COPINHA PELA 4° VEZ

É DIA DE COMEMORAR EM DOBRO.. A equipe tricolor paulista venceu pela quarta vez o titulo da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019....