Nessa segunda feira (15) o irmão e empresário do jogador Ronaldinho Gaúcho, Roberto de Assis Moreira, confirmou que o R10 não atua mais no futebol profissional.
"Isso já estava definido. Faltava apenas confirmar. Ele não joga faz tempo",disse Assis.
Começou a carreira no Grêmio em 1997, Ronaldinho se aposentou como um dos maiores jogadores do Planeta nos últimos 20 anos.
Além do time gaúcho, o "Bruxo" como era conhecido, passou por Paris Saint-Germain (FRA), Barcelona (ESP), Milan (ITA), Flamengo, Atlético-MG, Quarétaro (MEX) e pelo Fluminense.
No clube espanhol, viveu seu maior momento sendo campeão da Liga dos Campeões da Europa de 2006. Havia sido eleito melhor jogador do mundo nos dois anos anteriores.
Campeão da Copa de 2002, disputada na Coreia do Sul e Japão pela seleção brasileira. Atuou também na equipe eliminada pela França nas quartas de final no torneio de 2006, na Alemanha.
Tendo o Fluminense como seu último clube profissional, onde jogou nove vezes em 2015.
Após isso, o ex-atleta tem se dedicado a partidas de exibição, o que deve ser seu principal foco em 2018.
"Temos muitos convites. Não conseguimos dar contar", disse seu irmão e empresário Assis.
Seu último título como jogador profissional foi a Recopa Sul-Americana em 2014. No ano anterior, R10 levou o Atlético ao seu título inédito da Libertadores.
Foram 835 jogos oficiais disputados e 315 gols marcados pelos 8 clubes que vestiu a camisa, além da Seleção Brasileira.
Após jogar três anos no time Gaúcho, onde mostrou sua habilidade sem precisar de muito tempo. O craque foi comprado pelo PSG, onde permaneceu em apenas 2 temporadas. Em 2003 chegou no clube espanhol e teve uma das suas melhores fase em sua carreira, colocando o Barça novamente entre as grandes equipes do mundo.
Ronaldinho ficou quatro temporadas no Barça até se mudar para o Milan, onde ficou de 2008 até 2011, disputando 116 partidas. Depois disso, o meia acertou o seu retorno ao Brasil para defender o Flamengo. Em 72 jogos disputados, balançou as redes em 28 oportunidades. Foi para Minas Gerais em 2012 onde novamente mostrou seu ótimo futebol, levando o Galo a conquistar a América.
Jogou no Atlético ate 2014, onde decidiu ir para o futebol mexicanos. Recebido com muita festa no seu novo time, o Querétaro do México.
O meia teve uma curta passagem disputando apenas 28 partidas e marcando 8 gols. Retornou ao Brasil em 2015, onde defenderia outro time do Rio, dessa vez o Fluminense.
O camisa 10 conquistou pela Seleção Brasileira uma Copa do Mundo, um Mundial sub-17, uma Copa da América e uma Copa das Confederações. No geral foram 99 jogos disputados com a amarelinha e 34 gols marcados, com um deles que entrou para a história das Copas (Golaço de falta contra a Inglaterra nas quartas de final do Mundial de 2002 sobre o Seaman).
Conquistando 15 titulos por onde passou com destaque a Champions League, Libertadores, Campeonatos Espanhol (2) e Italiano.
Ronaldinho também colecionou prêmios individuais, 21 no total. Entre eles estão a Bola de Ouro, Melhor jogador da FIFA(2x), Golden Foot, Melhor jogador da Libertadores e jogador do ano da UEFA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário