A arbitragem vem sendo um dos maiores problemas do futebol brasileiro. Erros grotescos são cometidos a cada partida, pênaltis mal marcados ou não marcados, impedimentos, faltas, gols anulados ou não anulados, enfim, cada rodada surge uma polêmica nova.
Ano passado equipe da Fox Sports fez uma analise da tabela do brasileirão se não houvesse os erros de arbitragem, e acreditem! O campeonato seria bem diferente. É impressionante a forma de como eles afetam diretamente os resultados, e por mais que a CBF tenha afastado alguns árbitros, parece que esse problema esta longe de ser resolvido.
Na ultima rodada, como de praxe houve mais erros e polêmicas, por exemplo no jogo entre Corinthians X Figueirense, o arbitro não expulsou o goleiro Cássio que cometeu uma falta fora da área impedindo uma chance clara de gol do adversário. outro jogo contestado foi entre Ponte Preta x Internacional, o árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro não marcou dois pênaltis e não deu
um gol que a bola havia entrado. Todos em favor da equipe de Campinas.
A cada rodada vemos o quanto a arbitragem brasileira é pífia, mal preparada, e por mais que a comissão diga que está "tudo bem", tentam esconder o problema e fugir da realidade, usar dados estatísticos mostrando o quanto a arbitragem "melhorou" é enganar a si mesmo.
O futebol evoluiu, tecnologia evoluiu, porém a arbitragem está estagnada, não evoluiu nada nos últimos anos, a estrutura é a mesma. O nível está muito baixo e ninguém está querendo mudar isso, enquanto a arbitragem não for vista como um fator importantíssimo dentro do futebol. os problemas existiram.
Deveria ter uma padronização, cursos com árbitros dentro e de fora o pais, aulas com mais qualidade, intercâmbios para acompanhar árbitros de outros países, enfim, tudo para melhorar o nível. Já é difícil para os clubes jogarem contra seus adversários, jogar contra a arbitragem também, se torna impossível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário